Estas atividades são planeadas de forma a respeitar as individualidades, o ritmo e as capacidades da pessoa idosa, contribuindo para a manutenção da autonomia, da funcionalidade e da qualidade de vida.
Tipos de Atividades de Estimulação Cognitiva
Puzzles
Ao trabalhar a identificação de símbolos, a lógica, a atenção e foco, e a motricidade fina (na colocação das peças), os puzzles oferecem uma variedade de estímulos cognitivos
Jogos Tradicionais
Diversos jogos tradicionais agem sobre diferentes área do cérebro. Alguns atuam na memória, outros na coordenação motora e outros são mais focados nos estímulos de cores e do tato.
Jogos de Estratégia e Tabuleiro
O xadrez, dominó, cartas, Pictionary, Trivial, e outros jogos treinam o raciocínio, pensamento lógico e o foco. Além disso, pela interação social que geram também oferecem outros estímulos cognitivos e emocionais
Escrita Criativa
Seja com diários e escrita de histórias, para os mais avançados, ou simplesmente com treino de recordação de letras, palavras ou da escrita da assinatura, a escrita é uma das formas de estimulação cognitiva mais enriquecedoras.
Exercício Físico
Diversos exercícios exigem atenção, foco, memória e motricidade. Dessa forma, são ativadas e trabalhadas diferentes áreas do cérebro.
Reminiscência e Partilha de Memórias
Através de relatos de época, cantigas tradicionais e da visualização de fotografias, os idosos reforçam a memória, já que o cérebro trabalha na visualização e recordação de memórias.
Estimulação Sensorial
O tato, cheiro e o paladar oferecem estímulos sensoriais que trabalham diferentes áreas do cérebro.
Música
A música é das atividades mais poderosas para estimulação cognitiva, especialmente em demências. Ela ativa múltiplas áreas cerebrais simultaneamente: memória (letras e melodias), coordenação motora (ritmo, dança), linguagem e emoções.
Culinária
É uma atividade que muitos idosos valorizam, multissensorial e com componente emocional. E trabalha ainda o raciocínio lógico (que ingrediente entra em que momento) e a capacidade matemática (medições, tempos de confeção, etc). Além disso, confere uma sensação autonomia e, quando partilhada com familiares, também aumenta a capacidade de socialização e estimula a fala.
Estimular a mente é investir em bem-estar, autonomia e qualidade de vida.
Fale connosco e descubra as atividades ideais para si ou para quem cuida 💙

Comentários
Postar um comentário